Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 1º Simpósio Regional sobre a Cultura da Fava (SRCF) e 1º Workshop sobre Biologia dos solos da Caatinga (WBSC)

De 23 a 27 de outubro de 2017. Inscrições gratuitas já abertas
por Ivandro Candido publicado: 05/07/2017 16h03, última modificação: 05/07/2017 16h03

A primeira edição do Simpósio Regional da Cultura da Fava (SRCF) e Workshop sobre Biologia dos Solos da Caatinga (WBSC) será realizada de 23 a 27 de outubro no Centro de Ciências Agrárias, Campus II, UFPB, com organização do Laboratório de Manejo e Conservação do Solo e do grupo de pesquisa “Tenda“; além da colaboração de professores e pesquisadores internos e externos a UFPB.

Nesta edição, buscaremos oportunizar o contato e o debate de ideias entre produtores, pesquisadores, professores e alunos sobre a evolução e os avanços da cultura da fava e da biologia dos solos em ambientes semiáridos nos últimos anos, possibilitando a divulgação e incentivando a participação de estudantes da graduação e pós-graduação nestes dois importantes temas. Sendo a fava extremamente relevante para o agronegócio regional e a biologia do solo um área estratégica para a ciência no Brasil, principalmente na região Semiárida.

O I SRCF e o I WBSC serão duas oportunidades ímpares para que profissionais da área possam divulgar resultados de pesquisas dos últimos 20 anos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação da UFPB, contribuindo para consolidação deste evento que tem como meta gerar resultados com crescente interesse nas suas futuras edições. Além disto, ambos os eventos são uma oportunidade para que os professores possam interagir com os participantes – produtores, profissionais e estudantes, proporcionando condições para novas colaborações em pesquisa e ampliação do interesse dos estudantes no estudo da cultura da Fava e da Biologia do Solo.

Além da programação científica que debaterá temas que vão desde a diversidade genética da cultura da fava nas áreas de agricultura familiar, a diversidade biológica dos solos da Caatinga, até as questões ambientais, aos sistemas de produção e a caracterização de grupos da fauna edáfica, os participantes poderão conhecer os encantos da cidade histórica de Areia, como as áreas produtoras de cachaça, os engenhos, o Teatro Minerva, o artesanato e a gastronomia típica da região.

Mais informações: https://simposioregionalsobreaculturadafava.wordpress.com/