Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Manual para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso
conteúdo

Notícias

Manual para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso

Conselho de Centro aprovou na última reunião (29/06) o Manual que orienta a elaboração dos TCCs para os cursos de graduação do CCA/UFPB
publicado: 20/07/2021 15h06, última modificação: 20/07/2021 15h22

 

     O Manual para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB é fruto do trabalho da Comissão instituída pela portaria nº 33/2020 DIR/CCA/UFPB, de 24 de julho de 2020, composta por docentes dos departamentos de Ciências Veterinárias, Solos e Engenharia Rural,  Ciências Sociais e Fundamentais, Fitotecnia e Ciências Ambientais  e pelos bibliotecários da Biblioteca Setorial. 

    Sob a presidência da bibliotecária Juccia Nathielle, a comissão iniciou os trabalhos analisando todo o material existente no Centro sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos para a graduação. Em seguida, foi feito um estudo em cima das normas da ABNT para verificar os pontos de melhoria dos materiais. A proposta foi de unificar o conteúdo existente, atualizar e propor um documento para todos os cursos de graduação do CCA.

     Com a aprovação do Manual e a implantação por parte dos cursos espera-se que os Trabalhos de Conclusão tenham um padrão estético adequado. Segundo a bibliotecária, Juccia Nathielle, foi um trabalho intenso e com o envolvimento de todos os membros da Comissão foi possível construir um material robusto, mas objetivo e prático, afirmou a bibliotecária. 

    O Manual conta com o Template de TCC que é um documento modelo utilizado para fazer com que os trabalhos estejam de acordo com o que preconiza o Manual e as Normas Brasileiras de Documentação. O Template é parte integrante do Manual, mas pode ser feito o download separadamente no menu documentos no site da Biblioteca Setorial.

     Segundo Magnólia Felix, bibliotecária responsável pela elaboração das fichas catalográficas e que também compôs a Comissão, o Template é um excelente instrumento para auxiliar os discentes na elaboração dos seus trabalhos, porque os/as concluintes podem utilizar o modelo como parâmetro para o desenvolvimento do seu trabalho.

    Com a aprovação do Manual pelo Conselho de Centro do CCA, através da Certidão nº 31/2021 CCA-DC, em reunião realizada no dia 29 de junho de 2021, a Biblioteca Setorial somente aceitará os TCCs que estejam em harmonia com o que estabelece o Manual, de acordo com Edilson Targino, coordenador da Biblioteca Setorial do CCA.

 

Manuel de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Graduação CCA/UFPB

 Template TCC