Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II Semana do Livro e da Biblioteca

II Semana do Livro e da Biblioteca

Bibliotecas universitárias: legados e trajetórias foi a temática central do evento
publicado: 07/11/2022 12h24, última modificação: 07/11/2022 12h24

A Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, realizou nos dias 31/10 e 01/11 a II Semana do Livro e da Biblioteca que ocorre em todo o Brasil em alusão ao Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro.  A comemoração anual instituída pelo Decreto nº 84.631/1980.

Nesta segunda edição, a Semana do Livro e da Biblioteca teve como temática central “Bibliotecas Universitárias: Legados e Trajetórias”, procurando discutir acerca dos temas que perpassam a atuação da biblioteca, sobre acesso, uso, organização e disseminação da informação. Nesta edição, o evento foi direcionado à organização e tratamento de acervos especiais.

Além de uma programação voltada em específico para esta temática, a Biblioteca também fez questão de incluir na sua programação uma mesa de partilhas de saberes de bibliotecas universitárias da área de ciências agrárias. O encontro sobre a atuação de bibliotecas voltadas para as Ciências Agrárias no Nordeste teve como proposta compartilhar ideias sobre produtos, serviços e projetos desenvolvidos nessas unidades de informação.

A programação contou ainda com outras duas mesas. Na abertura (31/10), tivemos a participação da jovem Lara, escritora mirim, natural da cidade de Areia, que recitou um poema de Bráulio Bessa - Diversidade, para dar início aos trabalhos. Ainda na mesa de abertura os convidados Manuel Bandeira (Diretor do Centro) e Maria José (Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPB) deram as boas-vindas, mediados pelo coordenador da Biblioteca, Edilson Targino (UFPB).

Nesta primeira noite do evento, palestraram Ana Virgínia Pinheiro (UNIRIO/Biblioteca Nacional), Raphael Greenhalgh (UnB) e Diná Araújo (UFMG), com mediação da professora Bernardina Freire (UFPB), cujo tema da mesa foi “Coleções especiais e históricas” e teve como objetivo apontar caminhos e perspectivas para organização de tratamento de coleções especiais em bibliotecas universitárias com transmissão pelo canal oficial da Biblioteca no Youtube.

No dia seguinte, durante a manhã (01/11), a mesa com o tema “Bibliotecas especializadas em Ciências Agrárias: práticas compartilhadas”, foi composta por Elaine Assunção (UFRN) e Magnólia Felix (UFPB), com a mediação de Júccia Nathielle (UFPB), foi um momento oportuno para partilharmos experiências e compreender como as bibliotecas universitárias atuam nas ciências agrárias. O evento ocorreu em uma sala reservada na plataforma Google Meet.

A noite, para o encerramento do evento, foi realizada a última mesa, com o tema “Lugares de memória e bibliotecas universitárias”. Participaram Ana Carolina Aragão (UEPB), Valéria Soares e Silva (UEPB), Alice Ribeiro (UFBA) e Júccia Nathielle (UFPB), com a mediação de Edilson Targino (UFPB) e teve como objetivo  conhecer os acervos e a organização das coleções especiais como lugares de memória em bibliotecas universitárias.

A transmissão foi realizada a partir do canal do YouTube da Biblioteca. As transmissões realizadas podem ser conferidas no canal do YouTube da Biblioteca. O evento obteve um número de 243 inscrições e ofertou certificado para o público que esteve presente, mediante lista de presença.