Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Capacitação em portais de pesquisa e gerenciadores de referência
conteúdo

Notícias

Capacitação em portais de pesquisa e gerenciadores de referência

Biblioteca setorial realiza treinamentos sobre gerenciadores de referências e Portal da CAPES
publicado: 10/11/2022 16h26, última modificação: 10/11/2022 16h51

      A missão da biblioteca universitária é apoiar as necessidades de informação da sua comunidade promovendo atividades e ações, desenvolvendo produtos e oferecendo serviços para contribuir com a trajetória acadêmica das pessoas que fazem uso do espaço.

         Nesse sentido, a Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres oferta periodicamente cursos e treinamentos para ajudar a comunidade acadêmica nas suas mais diversas necessidades de investigação e informação.

          No dia 24 de outubro foi realizado, pela bibliotecária Magnólia Felix, o treinamento sobre o Portal de Periódicos da CAPES. O treinamento foi feito a pedido da Profa. Sheila Farias (DCFS) para sua turma de LIBRAS.  No dia 01 de novembro foi ofertado o treinamento sobre o Mendeley - gerenciador de referências bibliográficas, pela bibliotecária e profa. Adelaide Targino. No dia 08 de novembro foi realizado mais um treinamento sobre o Portal de Periódicos da CAPES, pela bibliotecária Mônica Paiva (BC), que faz parte dos contatos regionais aqui no Nordeste do Portal.

       Os eventos, gerenciadores de referências e Portal da CAPES, foram uma parceria realizada entre a Profa. Yirina Valdez e a Biblioteca Setorial do CCA com o objetivo de fortalecer os vínculos da Biblioteca com a pós-graduação. Assim, foi possível firmar cooperação com a Biblioteca Central da UFPB e com a bibliotecária Adelaide Targino para viabilizar os treinamentos para o corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFPB.

       As pessoas que participaram dos treinamentos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ferramentas, recursos oferecidos pelas bases, assim como apreender algumas estratégias de buscas, através da utilização dos operadores booleanos.

     Segundo a bibliotecária Magnólia Felix que acompanhou os treinamentos, os eventos foram bastante especiais, porque as pessoas puderam sanar suas dúvidas sobre acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES, além de conhecer as funcionalidades do software Mendeley que auxília pesquisadores na organização e compartilhamento de artigos científicos. 

      Os certificados de participação foram encaminhados para os e-mails das pessoas que estavam presentes.