Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações Culturais em Bibliotecas Universitárias

Ações Culturais em Bibliotecas Universitárias

Ação cultural permeia o fazer da arte e da cultura como instrumento para mudanças sociais e transformação humana
publicado: 19/04/2021 09h58, última modificação: 19/04/2021 10h13

Este é um campo, ainda que pouco explorado, é espaço rico para atuação das bibliotecas universitárias, sejam elas de qual área for. Ora, se entendemos que ações culturais são importantes e dinamizam o nosso fazer profissional, porque não promovemos essas ações?

Promoção de eventos, projetos e ações voltadas a expressão da cultura humana, qualifica a biblioteca como instrumento de ação cultural e provoca no seu público atendido diálogo, conscientização, formação, informação, produção e conhecimento.

Milanesi (1983), grande defensor da biblioteca enquanto espaço cultural defende que “a biblioteca, como núcleo de informação, é o serviço que dispõe as informações para o público.” O autor defende que a biblioteca precisa utilizar de seus espaços para apresentações artísticas, debates, eventos e ações que aproximem o livro dos leitores.

Mas como fazer da biblioteca universitária um espaço cultural? Desafios não faltam: recursos financeiros e humanos, falta de iniciativa, desconhecimento sobre ações culturais, falta de vontade, inúmeros trabalhos técnicos a serem feitos. Em alguns casos, o bibliotecário não teve sequer, em sua formação, pistas de como promover ações culturais em bibliotecas. Mas tudo isso não pode ser desculpa. Formações no mundo da internet não faltam. Algumas ações não precisam de algum apoio financeiro. Muitas delas só basta mesmo querer.

O bibliotecário precisa conhecer a realidade a qual está inserido. Conhecer o espaço, a instituição, os cursos e a comunidade acadêmica. É nesse processo que ele vai entender quais ações precisam ser realizadas, seja por meio de eventos, concursos literários, oficinas, cursos, exibição de filmes, teatro, debates, exposições entre outros, para que a biblioteca se torne espaço dinâmico, democrático e articulado e que seu público participe e possa tornar-se cidadãos críticos. O aluno está em processo de formação para ser um bom profissional a partir do curso escolhido, outras formações são importantes além daquelas obtidas em sala de aula: formações política, crítica, social, cultural, humana, pessoal, entre muitas outras.

A extensão universitária pode auxiliar no desenvolver dessas atividades. Na verdade, ela é um instrumento poderoso que deveria ser obrigatório nos espaços da biblioteca.  Fica o desafio: bibliotecários, pensem ações, submetam projetos, façam parcerias e desenvolvam ações! Uma biblioteca que não promova ações culturais está fadada ao esquecimento.

REFERÊNCIA

MILANESI, Luiz. O que é biblioteca? São Paulo: Brasiliense, 1983.

Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira
Bibliotecária-Documentalista BS/CCA/UFPB
Mestra em Ciência da Informação (UFPE)
Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCI UFPB)