Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > A Biblioteca > Quem somos > Nosso Patrono – Francisco Tancredo Torres

Nosso Patrono – Francisco Tancredo Torres

por Biblioteca publicado 27/09/2019 11h20, última modificação 30/06/2023 13h59
Descrição da imagem: Imagem com fundo branco e detalhes em verde escuro e verde claro. No canto superior esquerdo encontra-se uma fotografia do Tancredo Torres. No canto superior direito encontra-se o título: NOSSO PATRONO. Abaixo está escrito: *18/04/1928 +01/07/2014, Filiação: Joaquim Vitório Torres e de Leonelia de Gouveia Torres (Nely), Naturalidade: Esperança/PB, Cidades onde morou: Esperança/PB, João Pessoa/PB, Fortaleza/CE, Barreiros/PE, Areia/PB. Formação: Técnico Agrícola. Logo abaixo está escrito: Tancredo Torres recebeu o título de cidadão areiense conferido pela Prefeitura e  Câmara Municipal de Areia, conforme lei municipal n°. 191/78, de 13 de julho de 1978. Concluiu o Curso Médio da Escola de Agronomia do Nordeste, que lhe conferiu o diploma de Técnico Agrícola, em 28 de novembro de 1948. Em 1949 foi nomeado para o serviço público federal, passando a exercer o cargo de Técnico Agrícola do Ministério da Agricultura e servindo no Posto de Defesa Sanitária Vegetal da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal sediado na cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará. Em 1951 foi transferido, a pedido, para a Escola Agrotécnica "João Coimbra", sediada no município de Barreiros, Estado de Pernambuco e pertencente à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, onde, além de exercer funções técnicas, lecionou várias disciplinas aos alunos dos Cursos de Iniciação Agrícola, Mestria Agrícola e Agrotécnico, que correspondiam aos Cursos Ginasial e Científico. Em 7958 passou a exercer suas funções públicas na Escola de Agronomia do Nordeste (EAN), em Areia, onde desempenhou a função de Secretário Geral da EAN. Entre 1961 a 1974 exerceu a função de secretário do Curso Superior de Agronomia. Em 1988 se aposentou do serviço público, com 27 anos como secretário do curso de Agronomia e 30 de EAN, que nesse momento passou a pertencer à Universidade Federal da Paraíba, se tornando Centro de Ciências Agrárias. Francisco Tancredo Torres foi um exímio escritor, tendo fundado diversos jornais com os quais contribuía na editoria e divulgação das notícias. Para qualquer fase comemorativa de Areia Tancredo fundava um jornal para divulgar o acontecimento. No rodapé está escrito: (83) 30494569, http://www.cca.ufpb.br/bscca, biblioteca@cca.ufpb.br .

Descrição da imagem: Imagem com fundo branco e detalhes em verde escuro e verde claro. No canto superior esquerdo encontra-se uma fotografia do Tancredo Torres na porta de uma casa laranja e verde. No canto superior direito está o título: NOSSO PATRONO. Abaixo está escrito destacado em verde claro: Jornais publicados. Logo abaixo está escrito: 1937-O Escolar, fundado pela Mestra Maria Auxiliadora de Carvalho e Silva (Dorinha); 195?-O Labor, na cidade de Barreiros/PE; 1969 - Jubileu de ouro da religiosa de Madre Iluminaris Allger; 1977 - 30 anos da chegada das Irmãs Alemãs Franciscanas de Dillingen; 1979 - 30 anos de Paroquiato em Areia do Padre Ruy Barreira Vieira; 1981 - jubileu de ouro da vida religiosa de Madre Justitia Kaether; 1986 - Jubileu de ouro das Ciências Agrárias da UFPB. Foi o idealizador e fundador do jornal paroquial O Areiense, onde foi Secretário de 1979 a 1984. Seus trabalhos eram publicados nos jornais locais A Cidade e o Jubilar, no Diário da Borborema, de Campina Grande; no Escolar, de Remígio; em A União, O Norte e O Momento, de João Pessoa. Abaixo está escrito destacado em verde claro: Títulos e Honrarias. Logo abaixo está escrito: 1967 - Medalha de ouro e prata concedida pela Escola de Agronomia do Nordeste; 1986 - Diploma de Honra ao Mérito "Dr. Araújo Barros"; 1987 - Diploma de Honra ao Mérito do Centenário de Antônio Benvindo de Vasconcelos; 1995 - Diploma de Honra ao mérito do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba; 1996 - Placa de Prata - Comenda Professor Américo Perazzo; 1997 - Placa de Prata "Honra ao Mérito" pelos Engenheiros Agrônomos do ano de 1973 da Escola de Agronomia do Nordeste; 1998 - Diploma de Honra concedido pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba; 1998 - Prêmio Pedro Américo. no Festival de Arte de Areia; 1999 - Comenda do Theatro Santa Ignez de Alagoa Grande; 2003 - Certificado de Paraninfo Geral dos Engenheiros Agrônomos e dos Zootecnistas do Período 2002.1 - do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba; 2004 - Placa de prata "Honra ao Mérito" concedida pelos Engenheiros Agrônomos de 1968 - no 35° Encontro - da Escola de Agronomia do Nordeste; Diploma de honra ao Mérito da Associação das Amigas do Lar de Esperança. No canto inferior esquerdo há um quadro com o título destacado em verde claro: Parcerias em associações e entidades. Nesse quadro está escrito: Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; Instituto Histórico e Geográfico de Campina; Academia de Letras de Mossoró; Academia de Letras de Campina Grande; Sociedade de Cultura Musical da Paraíba; Membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Areia. No canto inferior direito há um quadro com o título destacado em verde claro: Livros publicados. Nesse quadro está escrito: Areia - Paróquia e Pároco - 40 anos (1991); Lampeios de uma vida sacerdotal; Meio século de música em Areia" 1938-1988 (1995); 60 anos da ex-Escola de Agronomia do Nordeste (1996); Homenagem ao Cônego Odilon Benvindo de Almeida e Albuquerque - 150 anos de nascimento (1996); Pedro Américo (2001); Discurso de posse no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (2003). No rodapé está escrito: (83) 30494569, http://www.cca.ufpb.br/bscca, biblioteca@cca.ufpb.br .